Vazamentos de água: dicas de como prevenir e reparar

Ter vazamentos de água em casa é um grande aborrecimento. Além disso, problemas como esse podem causar graves consequências financeiras, estruturais e para a saúde. Afinal, a umidade pode favorecer a proliferação de bactérias e fungos.

Considerando essas observações e o fato da água ser um recurso precioso que não deve ser desperdiçado, saber como é possível evitar os vazamentos de água é muito importante. A seguir, você confere essas e outras dicas!

Compreendendo a gravidade dos vazamentos

Os vazamentos de água são problemas graves que, quando não solucionados rapidamente, resultam em sérios danos à estrutura, saúde e meio ambiente

Para compreender a gravidade dos vazamentos, é necessário entender que alguns fatores estão relacionados, como a localização da vazão, quantidade de água desperdiçada e a rapidez com que o problema é identificado e reparado.

Muitas vezes, o vazamento pode ser oclusivo e difícil de ser identificado, causando graves danos estruturais e mobiliários. Em outros casos, o desperdício de água é mais significativo, especialmente quando o derramamento é grande.

Identificação de vazamentos

Para evitar os riscos que vazamentos de água podem causar, é importante que os problemas sejam identificados rapidamente. Veja o que você deve observar para confirmar que existe um vazamento.

1. Relógio de água

Uma das principais e mais simples formas de identificar um vazamento é realizando o teste do relógio de água. Para isso, feche as torneiras e registros do ambiente e desligue todo equipamento que use água da rede.

Anote os números indicados no relógio e aguarde, pelo menos, uma hora. Após esse período, observe se os números foram alterados. Caso a resposta for sim, é provável que existam vazamentos de água no local.

2. Canos

Se a intenção é verificar vazamento em canos, feche o registro de água e abra a torneira conectada diretamente à rede. Deixe que a água escorra por completo e, em seguida, coloque um copo com água na boca da torneira. Se a água for sugada, é sinal que há vazamento no cano.

3. Caixa de água

Para avaliar vazamentos de água na caixa de água, você precisará fechar todas as torneiras do imóvel e desligar os aparelhos que utilizam água. Evite também acionar descargas durante o teste.

Dessa forma, identifique a torneira de boia da caixa e a feche, impedindo a entrada de água. Anote o nível da água na caixa e pegue um cronômetro e marque uma hora. Após o término desse período, verifique se houve redução, caso haja, pode indicar a existência de vazamentos.

4. Chuveiros, pias e torneiras 

Pias, torneiras e chuveiros também podem conter vazamentos de água. Portanto, é importante saber como identificá-los. Para esses itens, é mais fácil observar. Basta avaliar se há presença de gotejamentos.

Danos causados por vazamentos

Seja em uma casa, apartamento, loja ou outro ambiente, vazamentos de água podem causar sérios danos. Em relação a prejuízos financeiros e danos estruturais, a água em vazão pode invadir paredes, pisos, tetos e fundação. Isso causa infiltrações, rachaduras e, em casos mais graves, desabamentos.

Além disso, o vazamento provoca aumento na umidade no ambiente, favorecendo assim a proliferação de bactérias, mofos, fungos e microorganismos nocivos para o organismo. Assim, um vazamento de água pode muitas vezes ser o motivo para infecções, alergias, doenças respiratórias e irritação.

Orientações de reparo de vazamentos simples

Se você conseguiu identificar o vazamento, o reparo deve ser feito rapidamente. Caso seja em uma torneira pingando, você pode arrumar o reparo, mecanismo responsável por vedar a passagem de água. Basta desmontá-la, verificar as condições da borracha e, realizar a limpeza ou troca, quando necessário.

Quando o vazamento ocorre em vaso sanitário com caixas acopladas, o reajuste da válvula de escape pode ser suficiente para solucionar o problema. Em modelos com válvulas hydra, essa manutenção deve ser feita por um profissional.

Quando chamar um profissional

Em certas situações é possível realizar o reparo do vazamento. Contudo, quando há dificuldade para identificar o problema, ou trata-se de um vazamento complexo, é indispensável contar com ajuda profissional. Assim, você poderá ter uma avaliação adequada e evitar maiores complicações.

Como é possível evitar os vazamentos de água

Para evitar dores de cabeça com vazamentos de água, é fundamental fazer a manutenção regular de torneiras, válvulas e tubulações do imóvel. 

Essa é uma forma de garantir que as instalações estejam vedadas e em bom estado. Lembre-se de realizar a inspeção periódica de locais que foram reparados, eliminando novos problemas.

Outra dica é ficar atento para sinais de vazamento, com manchas de umidade, goteiras, e o aumento drástico no consumo de água. Além disso, certifique-se de usar materiais de qualidade na construção e reparo dos sistemas de água.

Como um seguro residencial poderia ajudar nesses casos

O seguro residencial cobre danos e perdas que foram causadas por vazamentos de água, rompimentos de tubulações, encanamentos, esgoto e caixas d'água, desde que sejam acidentais e estejam previstas em contrato.

A cobertura inclui danos aos móveis, pisos e outros bens segurados que estejam amparados em apólice. Dessa forma, os gastos com reparos hidráulicos danificados podem ser amparados.

Do mesmo modo, o seguro residencial conta com serviços de manutenção e avaliação hidráulica. Assim, ao optar por esse serviço, você pode manter os cuidados em dia, evitando danos e desperdício.

Afinal, a detecção precoce e o monitoramento periódico são as melhores alternativas para proteger sua casa, impedir os vazamentos de água, os problemas causados na estrutura do imóvel e à saúde dos moradores, e garantir o uso consciente de água.

Você gostou dessas dicas? Então, acompanhe nossas redes sociais para conferir mais conteúdos como este! Estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook.

créditos da imagem: Freepik

ARTIGOS RELACIONADOS


BH - AMMG
Av. Joao Pinheiro, 129, 4° andar,
Sala 403 - Centro - Belo Horizonte

Horários de atendimento:
de segunda a sexta das 09 às 18h.

Todos os direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram