Você sabe como cuidar da pintura do carro? Essa é a principal dúvida daqueles que têm um automóvel na garagem. Manter o carro em bom estado garante a segurança dos ocupantes e de outros usuários. Além disso, a pintura é um dos fatores que merece atenção. Afinal, ela faz parte da apresentação do veículo.
De nada adianta realizar cuidados e manutenções corretas se a pintura for danificada, causando gastos desnecessários e desvalorização. Por isso, separamos a seguir, algumas dicas de como cuidar da pintura do carro para ajudá-lo nesse assunto. Confira!
Como cuidar da pintura do carro?
Saber como cuidar da pintura do carro ajuda a manter a aparência do automóvel. Assim, o proprietário pode obter o melhor valor em uma avaliação para revenda.
A lataria é um dos componentes que mais sofrem efeitos de intempéries e agentes corrosivos presentes no ambiente. Quando em mau estado, é o primeiro aspecto a chamar atenção. Por esse motivo, é fundamental saber como cuidar da pintura do carro, confira as 7 dicas a seguir.
1. Faça uma limpeza adequada
Para a limpeza adequada do carro, é importante que o proprietário tenha itens como uma mangueira de bico variável, esponja macia ou luva para lavagem, detergente para carros, escova para rodas e, o mais importante, uma toalha de microfibras para a secagem da lataria.
É importante evitar o uso de detergentes para lavar louças ou outro tipo de produto que não seja adequado para a limpeza das partes externas do veículo.
Isso porque, os produtos usados na lavagem automotiva são projetados para fornecer ampla lubrificação. Desse modo, evitam que micropartículas sólidas arranhem a pintura. Da mesma forma, não removem a cera.
Para a limpeza também é necessário 2 baldes. Um com água limpa e espuma, e um com água para enxaguar a esponja suja. Um dos maiores erros é utilizar um único balde, levando novamente a sujeira para a lataria.
2. Tenha cuidados no pós-lavagem
O período após a lavagem do carro exige outros cuidados para manter a pintura. Como forma de evitar manchas, o proprietário deve secar o automóvel.
Outro importante cuidado é escolher uma cera específica para a lataria, aplicando-a em movimentos circulares. No entanto, esse procedimento pode ser realizado com menos frequência, uma vez ao mês.
3. Não lave o carro no sol
Outra dica sobre como cuidar da pintura do carro envolve a proteção contra raios solares. Além de proteger o carro sempre que possível contra a exposição ao sol, é necessário evitar lavar o carro em dias quentes e ensolarados.
Afinal, o veículo tende a secar mais rápido, aumentando as chances para manchas na pintura. Dessa forma, é indicado lavar o automóvel em dias nublados e sempre à sombra.
4. Faça o enceramento e polimento uma vez ao mês
O enceramento é um método que consiste na aplicação da cera sobre a lataria, preenchendo assim as irregularidades. Já o polimento é responsável pela dispersão irregular da luz. Isso permite que a pintura volte a brilhar.
Esses procedimentos não são abrasivos e não desgastam a tinta. Pelo contrário, ajudam na proteção da pintura e melhoram o aspecto do veículo.
A cera protege a lataria de danos causados por raios UV, poeira, sujeira e chuva. Enquanto isso, o polimento remove riscos, arranhões e imperfeições da pintura, deixando-a lisa e brilhante.
O enceramento e polimentos devem ser feitos, pelo menos, 1 vez ao mês. No entanto, caso o proprietário não tenha habilidade para realizá-los, é importante buscar profissionais capacitados evitando maiores problemas.
5. Proteja o carro contra fezes de pássaros e seiva de árvores
Ao estacionar o carro na rua, é natural que a pintura fique suja devido a fezes de animais e seiva de árvores. O que poucos sabem é que, quanto mais tempo esse tipo de sujeira ficar na lataria, maiores serão os prejuízos.
É aconselhado removê-las o quanto antes, evitando efeitos abrasivos. Além disso, é importante não estacionar embaixo de árvores, mantendo esses danos causados ao veículo afastados.
6. Tenha cuidado ao dirigir
Cuidar da pintura do carro também envolve dirigir com certo cuidado. Alguns danos ocorrem devido às pedras ou resíduos que acabam batendo na lataria durante a direção.
Por isso, é preciso avaliar a qualidade das ruas e estradas, evitando aquelas em más condições sempre que possível.
Da mesma forma, o motorista deve reduzir a velocidade, dirigindo com atenção também em estradas que foram asfaltadas recentemente.
Afinal, a chance do carro ser atingido por pequenas partículas de piche são altas. Quando isso ocorrer, é necessário removê-las assim que possível.
7. Conte com um seguro auto caso a pintura seja comprometida
A pintura é uma forma de proteção para o veículo, visto que é formada por 3 camadas: verniz, tinta e primer. Desse modo, quando esse conjunto acaba sofrendo danos e não recebe o cuidado correto, a lataria pode sofrer oxidação, ação que torna o sinistro um pouco mais complicado para reparo.
A cobertura para reparo da pintura automotiva pode ser contratada junto à apólice de seguro. Contudo, o pagamento da franquia deve ser feito de acordo com o sinistro. Ou seja, a seguradora é responsável por uma quantia, conforme o valor da franquia contratada.
Contratar um seguro para o veículo é uma excelente forma de ter tranquilidade em relação a danos causados por terceiros, acidentes e também prejuízos que possam ocorrer na lataria, comprometendo as camadas mais profundas, como o primer. Por isso, é um investimento indispensável para quem conta com um automóvel.
Neste conteúdo você pôde conferir como cuidar da pintura do carro em 7 dicas essenciais. Além disso, conferiu um pouco mais sobre a importância de manter a lataria do veículo sempre limpa e em bom estado, evitando a desvalorização do automóvel.
Lembre-se que, contratar um seguro auto é a melhor forma de garantir que seu carro fique protegido, incluindo a própria pintura.
Quer conhecer um pouco mais sobre seguros automotivos? Então, acesse o site da Prevalem!
créditos da imagem: Freepik